Estamos
em um mercado extremamente concorrido e que passa por dificuldades ocasionadas
por acontecimentos econômicos atuais. A pandemia não é desculpa para um grande
empreendedor, mas de veras, a maioria dos donos de estúdios de Pilates não
possuem recurso financeiro e nem tempo para investir em auto treinamento
gerencial e acabam por se apresentar como menos preparados para entender as
artimanhas do marketing, se enjaulando em um mercado que se apresenta como
desaquecido. O problema não é errar no processo de vendas propriamente dito, e
sim, insistir em estratégias que não te dão um grande retorno. Mas calma, estou
aqui para lhe ajudar a sair dessa dificuldade com estratégias técnicas de
marketing.
O
fato é que estratégias de venda e retenção de clientes usadas anteriormente
acabam não dando tão certo quando seu consumidor, o praticante de Pilates,
coloca a estética da unha ou do cabelo, ou ainda, o lazer com a cervejinha, na
frente da promoção da saúde por meio dos exercícios de Pilates. Sim, eu sei,
isso sempre aconteceu e é cultural do brasileiro... mas hoje, estamos passando
por um momento novo que trouxe problemas econômicos em todo mundo. Por esse
motivo, está na hora de transcender esse marketing antigo, que é bom, mas inadequado
para o momento. Está na hora de ser mais contundente e direto, caso contrário,
vai sempre perder espaço para aqueles outros profissionais que não estudaram
nem um terço que você, mas sabem aplicar muito bem o marketing pessoal.
Existem
diversas maneiras de inovar na hora de vender e atrair novos clientes para seu
estúdio de Pilates. Dessa vez vamos conversar um pouco sobre o marketing
inbound.
Conhecendo
melhor o marketing inbound
Trata-se
de estratégias focadas não somente em simplesmente vender matrículas, como
também, atrair, converter e encantar os praticantes de Pilates.
Se
diferencia do marketing tradicional por focar em alguns pilares que visam uma
verdadeira conexão com o publico alvo através das redes sociais e marketing de
conteúdo. Percebe a diferença? Nesse tipo de estratégia, não estou interessado
somente nos números financeiros que novos clientes irão atribuir a conta
bancária do estúdio. São criadas atitudes de aproximação e de encantamento. Não
importa somente se ocorreu a matricula, mas também se o seu estúdio tem
condições de encantar esse cliente/praticante de exercícios.
Por
tempos, era comum que os aplicadores do marketing desviassem a atenção do
consumidor das tarefas que estava programado a fazer, como comprar uma fruta no
hortifruti, para divulgar produtos que não são de seu interesse naquele
momento, assim, ele deixava de comprar sua banana para comprar um par de meias.
Isto até funciona se seu objetivo for só vender e se o vendedor for bom de
convencimento, mas essa estratégia jamais irá converter aquela pessoa para ser
seu cliente, e muito menos, encantá-lo. Será que vender um par de meias
ocasionalmente é melhor que vender para essa mesma pessoa sempre que precisar
deste produto pelo resto da vida dele? É o famoso: eu só corto o cabelo com o
fulano!
Trazendo
isto para o lado do Pilates, se algum potencial cliente passa por seu estúdio
sem qualquer interesse e você tenta vender algo, dificilmente será atraído.
Isso acontece de montão com as pessoas que te abordam na rua perguntando se
quer trocar o óculos... sabe quando que eles vão vender um óculos para mim?
Quando eu for atraído de alguma maneira a comprar nessa loja. E não vai ser me
abordando repentinamente na rua. O mesmo fato cabe para seu estúdio de Pilates.
Antes de oferecer a matrícula, crie estratégias para atrair e encantar esse
futuro praticante com suas aulas de Pilates. Depois disso, assinar um contrato
será o passo mais fácil de toda essa venda.
Vindo ao seu estúdio por ter sido
atraído por sua mensagem
Existem
diversos meios de divulgação que podem alcançar o praticante de Pilates, como exposições
mais interpessoais pelo instagram e pelo whatsapp. E por favor, não coloquem
robôs para falar com clientes... gravações não tem condições de sentir as
frustrações ou interesses das pessoas, e portanto, não conseguem atrair,
converter e encantar ninguém.
Use
ferramentas em que é possível conversar e apresentar toda uma história de vida
da sua empresa. Entender melhor a necessidade desse cliente e oferecer o
serviço que combina com a sua necessidade é o caminho para o sucesso.
Acreditar
que um letreiro ou outro marketing estático é eficiente é se deleitar em um
passado ultrapassado. As pessoas necessitam de atenção e de se sentir atraídos
pelo seu estúdio, seja devido ao instrutor bem treinado e com currículo
importante, seja pelo ambiente família e acolhedor, ou ainda, por ter sido
tocado pela história de vida do empreendedor ao montar com tanta dificuldade o
estúdio de Pilates.
O
que muitos ainda insistem em ignorar é que quando esse cliente vem atraído por
sua marca, é muito mais fácil matriculá-lo e transformá-lo em uma espécie de
promoter do seu estúdio de Pilates. Mais uma vez, não adianta pegar o cliente
pelo grito ou pelo braço e forçá-lo a conhecer sua empresa.
Portanto
meus amigos, em últimas palavras, esse conceito se prega em não interromper a
passagem de um cliente pela rua para forçá-lo a conhecer seu espaço, mas sim,
convidá-lo a vir até você por outros meios. Ele não passou pelo seu estúdio,
ele veio ao seu estúdio. Conseguindo isto, terá a possibilidade de criar um
relacionamento com seu negócio para que possa oferecer o que realmente é de
carência emocional ou biológica de cada praticante de Pilates.
Pensar
nessas estratégias ficará por sua conta empreendedor, afinal, ninguém melhor
que você para conhecer a história e a proposta de sua empresa, adequando assim,
para as necessidades de seus clientes.
Ótimos negócios com seu estúdio de Pilates