Como citar: 

PERFEITO, Rodrigo Silva. GymPass no Pilates: estratégia boa ou ruim? Revista Empresário Fitness & Health. Ano XIV, n. 89, Ed. Maio 2020. 




GymPass no Pilates: estratégia boa ou ruim?

Antes de tudo, vamos relembrar o que é o GymPass. Trata-se de um App e site lançado em 2012 que possibilita ao usuário a utilização de qualquer espaço de exercícios vinculado ao programa pagando apenas uma mensalidade. 

Atualmente o sistema possui 23.800 academias (estúdios de Pilates também estão inclusos nessa contagem), 820 modalidades esportivas e 1656 cidades participantes. O plano mais básico custa 119,90 por mês e o mais completo 299,90. É possível ainda personalizar e pagar apenas 69,90, porém, com número de estabelecimentos bem reduzido. 


Vantagens e desvantagens de inserir o seu estúdio de Pilates no GymPass

Ser vantajoso ou desvantajoso dependerá do nível de imposição que sua marca possui no mercado e quais suas estratégias atuais de marketing.

A principal vantagem do aplicativo consiste na maior divulgação do seu espaço e inserção do mesmo junto a marcas já consagradas no mercado. Além de uma imagem positiva de repote por estar ao lado dos grandes, alguns clientes que não conheciam seu estúdio e não estavam envolvidos pela sua rede de divulgação, adentrarão em seu espaço e serão apresentados aos seus serviços. 

Já a maior desvantagem é que, na verdade, quem recebe a mensalidade do cliente é a empresa gerenciadora do programa, e não, seu estúdio, que embolsa apenas um percentual da diária do usuário. Em outras palavras, o praticante usufrui de seus serviços por um valor extremamente mais baixo do que a mensalidade ou diária que o estúdio cobra. Existem desgastes físicos dos materiais, como o arrebentar de uma faixa elástica, e o valor repassado pelo aplicativo, sequer cobrir os custos que a alta rotatividade pode causar.

Outra desvantagem consiste no perfil do cliente que paga a mensalidade do GymPass. Geralmente, são pessoas que não tem interesse em se fixar em um local ou modalidade. Isto quer dizer que dificilmente esse cliente do GymPass virará seu cliente.

A essa hora, já devem estar se perguntando: então são mais desvantagens que vantagens? Eu diria que não. Além da divulgação pelo aplicativo sugerida anteriormente, o frequentador GymPass talvez não se matricule no seu estúdio, mas nada o impede de indicar um amigo que deseja fazer Pilates e mora perto de seu espaço.

É preciso fazer uma boa balança entre a necessidade de arrecadamento versus necessidade de divulgação do seu espaço. Além disso, é possível inicialmente optar pela inserção do seu espaço, e quando o mesmo evoluir para outro patamar de visibilidade, buscar tipos de divulgações mais autônomas e lucrativas.


O risco da procura em massa e falta de homogeneidade no pagamento

Existem algumas vantagens atraentes, porém, caso venha optar por inserir seu estúdio, é preciso tomar cuidado e ficar atento na resposta dos praticantes que já estão matriculados.

A primeira atenção advém da falta de homogeneidade sobre os pagamentos. Ao descobrir que o usuário do GymPass paga 119,90 e a mensalidade do estúdio 200,00 por duas vezes na semana, pode ser que este cliente se sinta prejudicado e lesado. Fora o detalhe de estar preso ao seu estúdio, enquanto o GymPass permite que se faça exercícios em modalidades e locais diferentes. 

A segunda precaução consiste no possível aumento significativo de praticantes por horário. Diferente de uma academia, que suporta diversos alunos por horário, nos estúdios de Pilates existe certo molde mercadológico de conter no máximo de 3 a 5 pessoas por horário, salvo os estúdios com maior espaço físico e com mais de um instrutor. Além de incrementar o risco em danificar os matérias, que são extremamente mais sensíveis que os da academia de musculação, a alta rotatividade com aumento do quantitativo de alunos por horário pode diminuir a qualidade de sua aula. Isto consiste em um grande risco do seu real aluno, o matriculado, não renovar a matrícula.

Em somatório, pode acontecer o que chamaria de visibilidade negativa causada pela utilização em massa. De modo errado e inconsciente, a sociedade acredita que tudo que é mais barato e que permite acesso de muitos clientes, é algo banal e de baixa qualidade. Assim, seu estúdio pode ser inserido no patamar de “estúdio do povão”. Ser do povão é bacana, mas um fato não podemos negar: tudo que tem acesso mais fácil não é tão valorizado quanto aquilo que é difícil de alcançar. E como disse, seu cliente nem vai fazer isso por maldade, está imergido em pensamentos do cotidiano que o farão  pensar desse modo irracional e inconsciente.


Então vale ou não vale a pena?

A decisão é sua empreendedor. Sinceramente acredito que mesmo diante das desvantagens, que são maiores que as vantagens em um estúdio de Pilates (em academias, a estória muda um pouco), se está diante de dificuldades em conseguir novos clientes e divulgar seu espaço, podemos encarar esse momento como um estado cronológico transitório que faz mais sentido investir na visibilidade de sua marca do que no crescimento econômico do seu estúdio.

Em alguns momentos, é preciso perder valores monetários para se criar valores institucionais. Se esse for o caso, basta calcular o momento certo de transição para a lucratividade maior e traçar outros tipos de parcerias mais vantajosas que o GymPass.

No mais, desejo todo sucesso a você empreendedor dono de estúdio de Pilates. Pense bem e planeje sempre suas ações, pois elas são o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.




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