Como citar: 

PEÇANHA, M. B; PERFEITO, R. S; SANTOS, R. F. Reflexões sobre a violência na escola: identificação e análises de casos de violência nas aulas de educação física em escolas estaduais do Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro do Bem Estar, Exercício Físico e Saúde; 2012 Setembro 07-09; Santo André. São Paulo; 2012.






Reflexões sobre a violência na escola: identificação e análises de casos de violência nas aulas de educação física em escolas estaduais do Rio de Janeiro


           
Resumo

Introdução: Nos dias de hoje, provavelmente, como consequência de uma confusão social, a delinquência vem crescendo e fazendo vítimas em todas as camadas sociais do país, disseminando uma sensação de insegurança geral. Entretanto, é nas regiões mais desprotegias que verificamos o destaque da violência. Hoje, o tráfico de drogas esta presente na vida de muitas crianças e adolescentes, envolvendo-as no crime e consequentemente naturalizando este tipo de prática que leva a atitudes violentas, influenciando toda a sociedade. Inserir a questão da violência nas aulas de Educação Física se faz importante, pois são nestas aulas que os discentes depositam em prática toda a sua cultura corporal, fazendo com que manifestem suas atitudes de forma mais direta. Nas aulas de EF escolar há diversos casos que exemplificam atitudes de preconceito e discriminação, fazendo uso de metáforas discriminatórias com os alunos/as. Praticantes de tais ações as fazem de maneira calculada, pensada propositalmente visando atingir o aluno/a. Problema: O que leva os/as alunos/as do terceiro ano do ensino médio a praticar violência nas aulas de educação física escolar? Objeitos: i) descrever os tipos de manifestações de violência mais evidenciados nas aulas de EF escolar dos alunos/as do terceiro ano do ensino médio; ii) Identificar os etnométodos de exclusão mais comuns nas falas dos discentes; iii) verificar como os discentes se socializam nas aulas práticas de EF escolar; iv) observar a atitude dos alunos que sofrem algum tipo de violência perante a classe. Metodologia: tem caráter qualitativo, e será feita em duas escolas técnicas estaduais no estado do Rio de Janeiro. A amostra será composta pelos diretores das escolas, quatro alunos do terceiro ano do ensino médio e quatro professores de Educação Física que ministram aulas para o terceiro ano do ensino médio. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas, Será realizada uma análise do conteúdo dos atores envolvidos.

Palavras chave: Violência, Educação Física Escolar e Preconceito.


Curta o Instituto Fisart

Veja as Fotos dos Cursos

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Artigos Publicados

Número de Visitas