Como citar: 

PERFEITO, R. S; PEÇANHA, M. B; SANTOS, R. F. O molde das identidades sociais construídas por meio do processo de violência esportiva física e moral analisado pela perspectiva de atletas de futebol da cidade do Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro do Bem Estar, Exercício Físico e Saúde; 2012 Setembro 07-09; Santo André. São Paulo; 2012.


O molde das identidades sociais construídas por meio do processo de violência esportiva física e moral analisado pela perspectiva de atletas de futebol da cidade do Rio de Janeiro.


           
Resumo:

Introdução: Na sociedade, instituímos ou identificamos signos que classificam os indivíduos. Tais sinais, em sua grande maioria, difamatórios, visam mesmo que indiretamente, separar e inserir pessoas aos grupos sociais de características semelhantes, que por sua vez, se diferenciam dos outros grupos, criando tribos. Esse isolamento transcende a ideia de que somos diferentes e, portanto, passíveis de direitos não constitucionais diferenciados. Assim, um ex dependente químico trará consigo sinais simbólicos que o representarão, segundo Retondar (2004) através de um imaginário social construído por suas ações passadas, como uma pessoa negativa que deve ser evitada. Esta construção simbólica trabalhada por Cassirer (1994) fará com que o indivíduo representado simbolicamente através de seu estigma, construa uma teia de sentimentos e ideais que repercutirão em comportamentos considerados destenuantes, e que trarão ainda, mais fardos para a vida do individuo culpabilizado por seus atos desviantes. O futebol é o esporte mais admirado pela população brasileira e, segundo Elias e Dunning (1992), traz influências comportamentais na sociedade pós partida de futebol. Objetivo: Entender como os atletas de futebol do Rio de Janeiro compreendem sua atuação profissional quanto à violência desportiva e suas repercussões na sociedade. Metodologia: Ocorrerá a aplicação de 1 (um) questionário aberto ou semi estruturado em aproximadamente 20 indivíduos, do sexo masculino, de diferentes idades cronológicas, que necessariamente precisam ser atletas amadores ou profissionais do futebol, escolhidos aleatoriamente, cujo objetivo é o de averiguar se já sofreram algum tipo de violência no esporte e se acreditam influenciar a sociedade com seus atos em campo. Resultados esperados: É esperado, através de análise de discurso dos jogadores, que os mesmos não tenham noções plenas da violência dentro de campo no que diz respeito ao molde comportamental de toda uma sociedade, mesmo daqueles que não estão intimamente ligados ao esporte, mas que assim mesmo, são influenciados por resultados em terceiros.

Palavras chave: violência; futebol; identidades sociais



Curta o Instituto Fisart

Veja as Fotos dos Cursos

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Artigos Publicados

Número de Visitas