Como citar: 

PERFEITO, Rodrigo Silva. In: COSTA, Leonardo. Educação Física e Fisioterapia: união que aumenta a qualidade ao cuidar de pessoas. Revista ENAF. Abril de 2012. p.10-14.



Educação Física e Fisioterapia: união que aumenta a qualidade ao cuidar de pessoas

Questionário

1 - O ENAF é um encontro destinado apara  educadores físicos,  e também para profissionais de Fisioterapia e Nutrição. Sendo assim, como essas áreas podem trabalhar numa sinergia focando melhor atender o cliente e também tornar uma empresa referência no atendimento de bem-estar?

Primeiramente, devemos entender que por mais que deva ocorrer sinergias entre as três profissões citadas, cada uma sofre influências epistemológicas diferenciadas com o intuito de preparar o corpo discente para o futuro exercer da profissão diante das universidades. Assim, um profissional está mais habilitado a determinadas condutas em relação ao outro. 
Assim, por mais que tanto o professor de Educação Física, o fisioterapeuta e o nutricionista estudem a disciplina de Fisiologia na graduação, o primeiro profissional terá maior profundidade no funcionamento muscular, o segundo na fisiopatologia e o terceiro no metabolismo nutricional. Certamente, todos terão alguns conhecimentos semelhantes, porém, sempre ocorrerá a ênfase voltada às demandas do mercado de atuação.
Para que uma empresa consiga atender melhor seu cliente, retendo e conquistando novos usuários, é preciso que seu serviço seja o mais atraente e eficiente possível. Por mais competente que seja o profissional, somente com conhecimentos advindos de sua graduação, isto não é possível. Dessa maneira, faz-se essencial que exista a sinergia entre essas três profissões, somando entre si conhecimentos e fechando lacunas que podem levar ao insucesso e infelicidade quanto ao serviço prestado. A união desses profissionais aumentará tão significativamente suas atuações profissionais, que podemos afirmar que toda uma sociedade se beneficiará de tal feito.


2 - Há uma discussão no mercado profissional, no âmbito da saúde, que separa o professor de educação física e o fisioterapeuta, onde termina e onde inicia o trabalho de cada profissional?

Essa é uma discussão que atinge as duas profissões e, muitas vezes, faz transcender sentimentos de tristeza de ambas as partes. É indiscutível que existem certa rivalidade e condutas hostis entre esses dois profissionais. Vamos entender sucintamente como cada profissional deve atuar e as possíveis causas da origem dessa discussão: na Educação Física, o professor está habilitado a realizar condicionamento físico, procedimentos estéticos, prevenção de lesões, entre outras funções. O atuante na Fisioterapia está preparado para tratar lesões, recuperando as funções corporais, atuação estética, e também a prevenção de lesões, entre outras funções. 
Seria fácil estipular o limiar pertinente a cada profissional se não fossem as legislações referentes às condutas se apresentando com escopo mal formulado, permitindo que diversos sujeitos dos diferentes âmbitos do conhecimento atuem de maneira semelhante perante alguns procedimentos. Com toda certeza, o professor de Educação Física não pode tratar lesões, mas será que ao realizar uma massagem com o intuito de prevenir tal desconformidade e realizando um método de relaxamento muscular em uma tensão que está desencadeando um processo inflamatório, ele não está tratando? Da mesma maneira, um profissional de Fisioterapia atuando com o método Pilates, com o desígnio de prevenir uma lesão, utilizando de fortalecimento, alongamento, ganho de resistência muscular, entre outros, não está realizando um condicionamento físico?
Portanto, em alguns momentos, a intervenção profissional dessas duas profissões irá se cruzar e quase se homogeneizar. Cabe a nós, entender nossas limitações cognoscentes e atuar de maneira mais ética possível, respeitando os amigos de outras e de nossa profissão. Assim, faz-se bastante difícil relatar onde termina o trabalho de cada profissional, mas com toda certeza, ele inicia quando entendemos que a soma dos conhecimentos é fundamental.


3 - A união das duas áreas, condicionamento físico e a fisioterapia podem aumentar as vendas de uma academia? 

Quando pensamos em união, devemos nos perguntar que tipo de adesão é essa. Disponibilizar os serviços da Educação Física e da Fisioterapia na mesma academia não quer dizer que trará a melhoria do serviço prestado. É preciso que as duas intervenções caminhem juntas e se somem. Esta intercessão é chamada de transdiciplinar. Em outras palavras, é preciso que ambos os profissionais troquem informações sobre o mesmo aluno ou cliente. Essa conduta permitirá que um some na atuação do outro justamente onde seu conhecimento não é suficiente para evitar falhas.
Se estamos falando de uma união que permite aos profissionais operarem juntos, certamente a qualidade do serviço prestado na academia irá aumentar substancialmente a ponto que a ampliação das vendas passa a ser uma consequência e não uma meta. Aos poucos, os empresários donos de academias estão entendendo que uma abordagem qualitativa é muito mais importante que uma quantitativa. Somando a qualidade dessas duas profissões importantíssimas para o Homem, a academia, os profissionais e principalmente os alunos, irão se beneficiar com serviços cada vez mais completos e realmente preocupados com o aluno e não somente com o capital.
Ao invés de brigarmos entre si, vamos nos unir e juntar forças. O conflito só enfraquece toda uma sociedade. Pense nisso!


Curta o Instituto Fisart

Veja as Fotos dos Cursos

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Artigos Publicados

Número de Visitas